Nova Odessa, um município do estado de São Paulo, revela-se como um ponto singular no território brasileiro. A cidade está a 570 metros de altitude. A estimativa populacional de 1º de julho de 2019 situa-se em 60.174 habitantes, abarcando uma área de 73,788 km².
Os alicerces de Nova Odessa foram construídos sobre a antiga Fazenda Pombal, pertencente a Ângelo Gazzola. Foi em 1873 que tiveram início os trabalhos de construção dos trilhos que ligariam Campinas a Rio Claro, cruzando essas terras. Todavia, durante três décadas, os trens percorriam a Fazenda Pombal sem que uma parada fosse feita naquele local.
A data emblemática de 24 de maio de 1905 marca a fundação do Núcleo Colonial Nova Odessa, pelas mãos de Carlos José de Arruda Botelho, à época Secretário de Agricultura do estado de São Paulo. Essa iniciativa se deu nas terras recém-adquiridas da Fazenda Pombal, que viriam a dar origem à cidade. A escolha do nome “Nova Odessa” remete à cidade de Odessa, na Ucrânia, cujo estilo de ruas foi trazido pelo fundador.
As propriedades que serviram de base para a formação do Núcleo Colonial eram diversificadas: a Fazenda Pombal, a Fazenda Velha e o “Engenho Velho” da antiga Fazenda São Francisco. Além disso, o governo adquiriu outras propriedades entre 1909 e 1911, que hoje estão localizadas no município vizinho de Sumaré. Essas áreas, como as fazendas Pinheiro, Paraíso e Sertãozinho, deram origem às seis seções do Núcleo Colonial Nova Odessa.
A história de Nova Odessa é marcada pela diversidade de colonos que passaram por suas terras. Inicialmente, imigrantes judeus ucranianos foram os primeiros a se estabelecer, mas abandonaram a empreitada devido à falta de adaptação. Posteriormente, colonos da Letônia ocuparam definitivamente as terras do núcleo. Vindos da Letônia e de colônias letas na Rússia, as primeiras 40 famílias trouxeram consigo uma riqueza cultural que se entrelaçou com o cenário local. Com o tempo, mais imigrantes, tanto da Letônia quanto dos estados do Sul do Brasil, continuaram a chegar, enriquecendo ainda mais a trama de histórias e culturas que compõem a essência de Nova Odessa.
Parte superior do formulário
A Avalia-Campinas – Avaliação de Imóveis em Campinas, SP está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais nos municípios de Campinas, Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. , São Paulo Capital, etc. com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em:
Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Campinas, SP e na Região Metropolitana de Campinas?
Entre em contato conosco:
Telefone: (19) 3500-3117
ou (11) 9 1721-4500
WhatsApp (11) 9 1721-4500
E-mail: comercial@avalia-sp.com.br
Parte superior do formulário